Guia de Interpretação do Património
Nível I = 16h
Nível II = 50h
Capacita os participantes a incorporar métodos de interpretação como estratégia de comunicação e ferramenta para gerar atitudes responsáveis, contribuindo para a valorização e conservação do património.
Nível I = 16h
Próxima edição: 1 e 2 de fevereiro 2025
Limite de inscrição: 24 de janeiro 2025
Apresentação
O curso de Guia de Interpretação do Património, foi desenvolvido de modo a dotar os participantes de competências técnicas, de forma a serem profissionais qualificados e aptos a promoverem o desenvolvimento turístico, organizado, coordenado no contexto do turismo de natureza e cultural.
A interpretação do Património é uma disciplina cujos desafios são múltiplos na aproximação entre os recursos e os turistas e quem os apresenta. Os conteúdos programáticos têm por base os compromissos da Organização Mundial de Turismo, do Código Mundial de Ética do Turismo e dos princípios do turismo sustentável. Ao destacar o papel do guia como mediador de práticas exemplares e comportamentos benéficos para preservar a identidade e unicidade dos territórios turísticos, o curso capacita os participantes a enfrentar os desafios dinâmicos na condução de grupos, promovendo ativamente práticas seguras e responsáveis, com enfoque para a manutenção da sustentabilidade cultural, ambiental e social.
Destinatários
O curso de Guia de Guia de Interpretação do Património é ideal para pessoas que trabalham ou que procurem uma carreira dinâmica e envolvente no setor do turismo, especialmente aqueles interessados em proporcionar experiências únicas e memoráveis aos visitantes, no âmbito do turismo de natureza e cultural, agentes de animação turística e guias de turismo.
Objetivos
- Capacitar os participantes com competências técnicas, comportamentais e sociais, necessárias para exercer o papel de guia-intérprete de forma eficaz.
- Integrar princípios de turismo sustentável, incentivando práticas responsáveis e conscientizando sobre a importância da preservação do património.
- Capacitar os participantes a incorporar métodos de interpretação como estratégia de comunicação e ferramenta para gerar atitudes responsáveis, contribuindo para a valorização e conservação do património.
Competências a adquirir
- Conceber programas de visitas com base na oferta local;
- Aplicar as técnicas e metodologias da Interpretação e comunicação na elaboração de programas para a satisfação de visitantes e clientes.
- Estabelecer contactos e trabalhar em equipas multidisciplinares, na organização, coordenação e dinamização de projetos de interpretação guiados ou autónomos.
Conteúdos
M1. Introdução à Interpretação do Património (IP
- O papel da interpretação no espaço turístico
M2. Classificação e categorização do Património
– Património Cultural
- Material
- Imaterial
– Património Natural
- Biodiversidade
- Geodiversidade
M3. Metodologia de comunicação em IP
- Recursos com potencial interpretativo
- Destinatários
- Técnicas utilizadas para captar a atenção do público
M4. O papel do Guia-Intérprete no atual contexto turístico
- Desafios ambientais
- Utilização do digital em visitas guiadas
M5. Planeamento e construção de um produto interpretativo
- Interpretação pessoal e autónoma
- Construção de um tema interpretativo guiado
Critérios de avaliação
A conclusão do curso está sujeita à presença obrigatória em toda a ação, com participação ativa e realização das atividades propostas, com as seguintes ponderações:
- Participação, assiduidade e pontualidade (10%)
- Exercícios práticos (40%)
- Exercício escrito (50%)
Metodologia
- Exposição de conteúdos
- Realização de trabalhos práticos
- Apresentação de casos
- Visualização de vídeos
Total de horas
16 horas (9.00h-13.00h/14.00h-18.00h)
Local de realização
Centro de Educação Ambiental, Torres Vedras
Emissão de certificado
Para a obtenção do certificado, os formandos devem assistir a toda ação de formação e obter avaliação superior a 50% correspondente a 10 Valores (Escala de 0-20). As faltas terão de ser justificadas de acordo com o exposto no RGAF.
Enquadramento legal
- Decreto-Lei nº. 186/2015, de 3 de setembro: Regime de acesso e exercício da atividade dos agentes de animação turística;
- Portaria n.º 651/2009, de 12 de junho: Código de conduta das empresas de turismo de natureza;
- Código do Trabalho (Lei nº 93/2019 de 4 de setembro, alterada pela Lei 13/2023 de 3 de abril): regulamenta a obrigatoriedade das empresas em proporcionar a formação adequada aos seus colaboradores para o desenvolvimento das suas funções.
Condições de participação
São aceites os candidatos que provem ter o 12º ano completo através do envio de certificado de habilitações no ato de inscrição. Para mais informações consulte o RGAF.
Inscrição
Preço: 145,00€ (inclui manual de formação e certificado de curso).
Para se inscrever, solicite a ficha de inscrição para o e-mail: formacao@ctoeste.pt.
As inscrições só serão consideradas válidas após a confirmação dos serviços administrativos.
Formadora
Bibliografia de referência
AIP (2008). Uso público e Interpretación del património natural y cultural. Associación para la Interpretación del Património. ISBN-13: 978-84-691-1358-5
Ham, S. H. (2013). Interpretación – Para marcar la diferencia intencionadamente. Associación para la Interpretación del Património. G. Germinal S.C.L. ISBN-13: 978-84-617-3544-0
Staff, R. (2016) Re-imagining Heritage Interpretation: Enchanting the Past-Future. Oxon, New York: Routledge. ISBN: 9781409455509
Sureda, J. (2008). Interpretacion del patrimonio: diseño de programas de ambito municipal. Barcelona: Universitat oberta de Catalunya. ISBN: 9788497887816
Tilden, F. (2015). La interpretación de nuestro patrimonio Associación para la Interpretación del Património. ISBN-13: 978-84-611-0689-9
Nível II = 50h
Próxima edição: 03 de abril de 2025
Limite de inscrição: 28 de março de 2025
ONLINE E PRESENCIAL
APRESENTAÇÃO
O curso de Guia de Interpretação do Património de nível II, foi desenvolvido com o objetivo de dotar os participantes de práticas para a construção de modelos interpretativos guiados e autónomos, proporcionando o desenvolvimento de ações sobre as metodologias da comunicação da interpretação do património.
Com a duração de 50 horas, confere ao Guia a categoria de técnico e a responsabilidade na mediação de práticas exemplares para a valorização e conservação do património, cultural e natural.
O CTO reconhece a necessidade dos profissionais de turismo em afirmar as suas valências e competências num mundo cada vez mais competitivo. Assim, o CTO atribui um cartão de identificação ao formando que faz prova das competências técnicas e sociais para um melhor reconhecimento dos profissionais.
DESTINATÁRIOS
Formandos da EFG com o curso de Guia de Interpretação do Património de nível I concluído com aproveitamento.
OBJETIVOS
- Capacitar os participantes com competências técnicas, comportamentais e sociais necessárias para exercer o papel de guia de interpretação do património de forma eficaz.
- Integrar princípios de turismo sustentável, incentivando práticas responsáveis e conscientizando sobre a importância da preservação do património, cultural e natural.
- Capacitar os participantes a incorporar métodos de interpretação como estratégia de comunicação e ferramenta para gerar atitudes responsáveis, contribuindo para a valorização e conservação do património.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
- Conceber programas de visitas com base na oferta local;
- Aplicar as técnicas e metodologias da Interpretação e comunicação na elaboração de programas para a satisfação de visitantes e clientes.
- Estabelecer contactos e trabalhar em equipas multidisciplinares, na organização, coordenação e dinamização de projetos de interpretação guiados ou autónomos.
METODOLOGIA
Como se trata de um curso online, o conhecimento dos conteúdos assentará sobretudo no estudo de textos preparados pela formadora, que serão proferidos nos dias das intervenções por videoconferência. Haverá cinco atividades práticas (trabalhos), correspondentes a cada módulo por escrito, com prazo de entrega anunciado no programa do curso.
As tutorias da professora serão individuais com os participantes para comentar os trabalhos entregues ou para resolver dúvidas. Haverá também um contacto com todo o grupo (por e-mail) para esclarecimento de dúvidas ou questões gerais que possam surgir. O cronograma do curso indicará os dias da videoconferência com a formadora e a divulgação dos trabalhos com as respetivas datas de entrega dos trabalhos individuais.
CONTEÚDOS
M1. Introdução à IP
- O contexto da interpretação
- Finalidades e definições
- Os princípios de Freeman Tilden
- Interpretação pessoal e autónoma [atividade 1]
M2. Metodologia da interpretação
- Os três pilares da interpretação
- O Recurso (conceitos tangíveis e intangíveis) [atividade 2]
- O Público visitante “não cativo”
- As Técnicas
- Fundamento metodológico para a interpretação: o modelo TORA de Sam Ham
- Temática [atividade 3]
- Organizada
- Relevante
- Agradável
- A mensagem “interpretativa” [atividade 4]
M3. Interpretação guiada
- A interpretação pessoal (guiada)
- Recomendações para a conceção
- Recomendações para a implementação de uma visita guiada
M4. Interpretação autoguiada (dois casos)
- Cartazes/sinais e expositores interpretativos
- Recomendações para a conceção [atividade 5]
M5. Avaliação da interpretação
- Avaliação dos serviços e produtos de interpretação
- Avaliação da receção da mensagem pelo público
ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
As atividades são propostas no início de cada módulo.
Atividade 1: redação de um texto interpretativo “descritivo” sobre um local/objeto (10%)
Atividade 2: Determinar os conceitos intangíveis do património (cultural e natural) (15%)
Atividade 3: Formulação e organização de uma visita temática (15%)
Atividade 4: Redação um texto para o desenvolvimento de um tema a interpretar (15%)
Atividade 5 (trabalho final): Planeamento, construção e organização de uma visita guiada a um local/objeto (45%)
CARGA HORÁRIA: 50h
CRONOGRAMA
- Aulas online: 24h (2ª e 5ª das 19h às 21h)
- Trabalho autónomo (não presencial): 10h (realização de atividades)
- Trabalho final (presencial): 16h (apresentação de trabalhos, Torres Vedras)
EMISSÃO DE CERTIFICADO
Para a obtenção do certificado os formandos devem assistir a toda ação de formação e obter avaliação superior a 50% correspondente a 10 Valores (Escala de 0-20). As faltas terão de ser justificadas de acordo com o exposto no RGAF.
ENQUADRAMENTO LEGAL
- Decreto-Lei nº. 186/2015, de 3 de setembro: Regime de acesso e exercício da atividade dos agentes de animação turística;
- Portaria n.º 651/2009, de 12 de junho: Código de conduta das empresas de turismo de natureza;
- Código do Trabalho (Lei nº 93/2019 de 4 de setembro, alterada pela Lei 13/2023 de 3 de abril): regulamenta a obrigatoriedade das empresas em proporcionar a formação adequada aos seus colaboradores para o desenvolvimento das suas funções.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
São aceites os candidatos que tenham concluído o Curso de Guia de Interpretação do Património de nível I, com aproveitamento.
INSCRIÇÃO
Preço: 185,00€ (inclui manuais de formação, certificado de curso e cartão de guia).
Para se inscrever, solicite a ficha de inscrição para o e-mail: formacao@ctoeste.pt
As inscrições só serão consideradas válidas após a confirmação dos serviços administrativos.
FORMADORA
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
AIP (2008). Uso público e Interpretación del património natural y cultural. Associación para la Interpretación del Património. ISBN-13: 978-84-691-1358-5
Ham, S. H. (2013). Interpretación – Para marcar la diferencia intencionadamente. Associación para la Interpretación del Património. G. Germinal S.C.L. ISBN-13: 978-84-617-3544-0
Staff, R. (2016) Re-imagining Heritage Interpretation: Enchanting the Past-Future. Oxon, New York: Routledge. ISBN: 9781409455509
Sureda, J. (2008). Interpretacion del patrimonio: diseño de programas de ambito municipal. Barcelona: Universitat oberta de Catalunya. ISBN: 9788497887816
Tilden, F. (2015). La interpretación de nuestro patrimonio Associación para la Interpretación del Património. ISBN-13: 978-84-611-0689-9