Guia de Enoturismo
Curso presencial
16h
Capacita os participantes a incorporar métodos de organização e planeamento de eventos de enoturismo, proporcionando experiências sensoriais e envolventes.
Próxima edição: 6 e 7 de abril 2024
Limite de inscrição: 29 de março
CURSO PRESENCIAL
APRESENTAÇÃO DO CURSO
O curso de Guia de Enoturismo, foi desenvolvido de modo a dotar os participantes de competências técnicas, de forma a serem profissionais qualificados e aptos a promoverem o desenvolvimento turístico neste setor, que oferece no contexto do turismo ambiental e cultural, recursos endógenos diferenciadores e singulares.
Os conteúdos programáticos têm por base os compromissos da Organização Mundial de Turismo, do Código Mundial de Ética do Turismo e dos princípios do turismo sustentável.
Ao destacar o papel do guia como mediador de práticas exemplares e comportamentos benéficos para preservar a identidade e unicidade dos territórios turísticos, o curso capacita os participantes a enfrentar os desafios dinâmicos na condução de grupos, na promoção de locais e oferta de experiências memoráveis.
DESTINATÁRIOS
O curso de Guia de Enoturismo é ideal para pessoas que trabalham ou que procurem uma carreira dinâmica dentro do turismo, aliando a experiência do fazer ao receber, especialmente aqueles interessados em proporcionar experiências únicas e memoráveis aos visitantes, unidades de enoturismo, profissionais do setor, agentes de animação turística e guias de turismo.
OBJETIVOS
– Capacitar os participantes com competências técnicas, comportamentais e sociais necessárias para exercer o papel de guia de enoturismo de forma eficaz.
– Integrar princípios de turismo sustentável, incentivando práticas responsáveis e conscientizando sobre a importância vitivinícola no mundo rural para a valorização cultural e memórias coletivas.
– Capacitar os participantes a incorporar métodos de organização e planeamento de eventos de enoturismo, proporcionando experiências sensoriais e envolventes.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR
O curso de Guia de Enoturismo visa desenvolver diversas competências que são essenciais para desempenhar eficazmente o papel do Guia neste setor:
– Conceber visitas diferenciadoras de turismo sustentável com base em oferta local;
– Aplicar as técnicas e metodologias na elaboração de programas para a satisfação de clientes.
– Estabelecer contactos e trabalhar em equipas multidisciplinares, na organização, coordenação e dinamização de eventos de enoturismo.
CONTEÚDOS
Módulo 1. Introdução ao Enoturismo
- O Enoturismo e o Enoturista em Portugal
- Relação de oferta-procura do Enoturismo
- O perfil do Enoturista
Módulo 2. Viticultura e Enologia
- História e Cultura do Vinho
- A produção e identidade do Vinho
- Enogastronomia e degustação de vinhos
Módulo 3. O Enoturismo e as Regiões de Vinho
- Características das Unidades de Enoturismo
- Agentes e atores no Enoturismo
- As rotas do vinho
Módulo 4. Comunicação e Objetivos dos eventos
- Programas e visitas
- Técnicas de abordagem
ATIVIDADES E AVALIAÇÃO
A conclusão do curso está sujeita à presença obrigatória em toda a ação, com participação ativa e realização das atividades propostas, com as seguintes ponderações:
- participação, assiduidade e pontualidade (10%)
- exercícios práticos (40%)
- exercício escrito (50%)
METODOLOGIA
– Exposição de conteúdos
– Realização de trabalhos práticos
– Apresentação de casos práticos
– Visualização de vídeos
CARGA HORÁRIA
Total de horas: 16
Sábado: 09h-13h / 14h-18h
Domingo: 09h-13h / 14h-18h
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Centro de Educação Ambiental, Torres Vedras
EMISSÃO DE CERTIFICADO
Para a obtenção do certificado os formandos devem assistir a toda ação de formação e obter avaliação superior a 50% correspondente a 10 Valores (Escala de 0-20). As faltas terão de ser justificadas de acordo com o exposto no RGAF.
ENQUADRAMENTO LEGAL
– Decreto-Lei nº. 186/2015, de 3 de setembro: Regime de acesso e exercício da atividade dos agentes de animação turística;
– Portaria n.º 651/2009, de 12 de junho: Código de conduta das empresas de turismo de natureza;
– Código do Trabalho (Lei nº 93/2019 de 4 de setembro, alterada pela Lei 13/2023 de 3 de abril): regulamenta a obrigatoriedade das empresas em proporcionar a formação adequada aos seus colaboradores para o desenvolvimento das suas funções.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
São aceites os candidatos que provem ter o 12º ano completo através do envio de certificado de habilitações no ato da inscrição. Para mais informações consulte o RGAF.
INSCRIÇÃO
Valor de inscrição: 132,00 € (inclui manual de formação e certificado de curso). Para se inscrever, solicite a ficha de inscrição para o e-mail: formacao@ctoeste.pt
As inscrições só serão consideradas válidas após a confirmação dos serviços administrativos.
FORMADOR(A)
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
Cunha, L. & A. A. (2015). Introdução ao Turismo.5ª Ed. Lidel. Lisboa.
Johnson’s, H. (1999). História Universal do Vinho. Litexa Editora.
Salvado, J. O. (2017). Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de competição. Ágora, Revista de História e Geografia. DOI: 10.17058/agora.v19i2.9756
Lavandoski, J. (2015). As empresas vitivinícolas e o desenvolvimento do enoturismo: o caso da região do Alentejo, Portugal. Tese de Doutoramento em Turismo. Faculdade de Economia. Universidade do Algarve.
Lameiras, E. (2015). O Perfil do Enoturista. Tese de Doutoramento em Turismo. Universidade do Algarve.
Reyes, C. O. (2012). La satisfacción del turista cultural enológico: causas e efectos, Tesis Doctoral. Departamento de Dirección de Empresas y Marketing. Universidad de Huelva