Próxima edição: 6 e 7 de abril 2024
Limite de inscrição: 29 de março


CURSO PRESENCIAL

APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Guia de Enoturismo, foi desenvolvido de modo a dotar os participantes de competências técnicas, de forma a serem profissionais qualificados e aptos a promoverem o desenvolvimento turístico neste setor, que oferece no contexto do turismo ambiental e cultural, recursos endógenos diferenciadores e singulares.

Os conteúdos programáticos têm por base os compromissos da Organização Mundial de Turismo, do Código Mundial de Ética do Turismo e dos princípios do turismo sustentável.

Ao destacar o papel do guia como mediador de práticas exemplares e comportamentos benéficos para preservar a identidade e unicidade dos territórios turísticos, o curso capacita os participantes a enfrentar os desafios dinâmicos na condução de grupos, na promoção de locais e oferta de experiências memoráveis.

DESTINATÁRIOS

O curso de Guia de Enoturismo é ideal para pessoas que trabalham ou que procurem uma carreira dinâmica dentro do turismo, aliando a experiência do fazer ao receber, especialmente aqueles interessados em proporcionar experiências únicas e memoráveis aos visitantes, unidades de enoturismo, profissionais do setor, agentes de animação turística e guias de turismo.

OBJETIVOS

– Capacitar os participantes com competências técnicas, comportamentais e sociais necessárias para exercer o papel de guia de enoturismo de forma eficaz.
– Integrar princípios de turismo sustentável, incentivando práticas responsáveis e conscientizando sobre a importância vitivinícola no mundo rural para a valorização cultural e memórias coletivas.
– Capacitar os participantes a incorporar métodos de organização e planeamento de eventos de enoturismo, proporcionando experiências sensoriais e envolventes.

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

O curso de Guia de Enoturismo visa desenvolver diversas competências que são essenciais para desempenhar eficazmente o papel do Guia neste setor:
– Conceber visitas diferenciadoras de turismo sustentável com base em oferta local;
– Aplicar as técnicas e metodologias na elaboração de programas para a satisfação de clientes.
– Estabelecer contactos e trabalhar em equipas multidisciplinares, na organização, coordenação e dinamização de eventos de enoturismo.

CONTEÚDOS

Módulo 1. Introdução ao Enoturismo

  • O Enoturismo e o Enoturista em Portugal
  • Relação de oferta-procura do Enoturismo
  • O perfil do Enoturista

Módulo 2. Viticultura e Enologia

  • História e Cultura do Vinho
  • A produção e identidade do Vinho
  • Enogastronomia e degustação de vinhos

Módulo 3. O Enoturismo e as Regiões de Vinho

  • Características das Unidades de Enoturismo
  • Agentes e atores no Enoturismo
  • As rotas do vinho

Módulo 4. Comunicação e Objetivos dos eventos

  • Programas e visitas
  • Técnicas de abordagem 

ATIVIDADES E AVALIAÇÃO

A conclusão do curso está sujeita à presença obrigatória em toda a ação, com participação ativa e realização das atividades propostas, com as seguintes ponderações:

  • participação, assiduidade e pontualidade (10%)
  • exercícios práticos (40%)
  • exercício escrito (50%)

METODOLOGIA

– Exposição de conteúdos

– Realização de trabalhos práticos

– Apresentação de casos práticos

– Visualização de vídeos

CARGA HORÁRIA

Total de horas: 16 

Sábado: 09h-13h / 14h-18h

Domingo: 09h-13h / 14h-18h

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Centro de Educação Ambiental, Torres Vedras

EMISSÃO DE CERTIFICADO

Para a obtenção do certificado os formandos devem assistir a toda ação de formação e obter avaliação superior a 50% correspondente a 10 Valores (Escala de 0-20). As faltas terão de ser justificadas de acordo com o exposto no RGAF.

ENQUADRAMENTO LEGAL

– Decreto-Lei nº. 186/2015, de 3 de setembro: Regime de acesso e exercício da atividade dos agentes de animação turística;
– Portaria n.º 651/2009, de 12 de junho: Código de conduta das empresas de turismo de natureza;
– Código do Trabalho (Lei nº 93/2019 de 4 de setembro, alterada pela Lei 13/2023 de 3 de abril): regulamenta a obrigatoriedade das empresas em proporcionar a formação adequada aos seus colaboradores para o desenvolvimento das suas funções.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

São aceites os candidatos que provem ter o 12º ano completo através do envio de certificado de habilitações no ato da inscrição. Para mais informações consulte o RGAF.

INSCRIÇÃO

Valor de inscrição: 132,00 € (inclui manual de formação e certificado de curso). Para se inscrever, solicite a ficha de inscrição para o e-mail: formacao@ctoeste.pt

As inscrições só serão consideradas válidas após a confirmação dos serviços administrativos.

FORMADOR(A)

Sónia Ramos

BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

Cunha, L. & A. A. (2015). Introdução ao Turismo.5ª Ed. Lidel. Lisboa.

Johnson’s, H. (1999). História Universal do Vinho. Litexa Editora.

Salvado, J. O. (2017). Turismo de vinho: um catalisador do desenvolvimento rural, através de estratégias de competição. Ágora, Revista de História e Geografia. DOI: 10.17058/agora.v19i2.9756

Lavandoski, J. (2015). As empresas vitivinícolas e o desenvolvimento do enoturismo: o caso da região do Alentejo, Portugal. Tese de Doutoramento em Turismo. Faculdade de Economia. Universidade do Algarve.

Lameiras, E. (2015). O Perfil do Enoturista. Tese de Doutoramento em Turismo. Universidade do Algarve.

Reyes, C. O. (2012). La satisfacción del turista cultural enológico: causas e efectos, Tesis Doctoral. Departamento de Dirección de Empresas y Marketing. Universidad de Huelva