Próxima edição: 10 de fevereiro de 2025

Limite de inscrição: 31 de janeiro de 2025

Apresentação

O curso de Animador Turístico, foi desenvolvido de modo a dotar os participantes de competências técnicas, por forma a serem profissionais qualificados e aptos a promoverem o desenvolvimento turístico, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação turística.

Os conteúdos programáticos têm por base os compromissos da Organização Mundial do Turismo, do Código Mundial de Ética do Turismo e dos princípios do turismo sustentável.

Ao destacar o papel do animador turístico como mediador de práticas exemplares e comportamentos benéficos para preservar a identidade e unicidade dos territórios turísticos, o curso capacita os participantes a enfrentar os desafios dinâmicos do setor, promovendo ativamente a integridade do património turístico em escala global.

Destinatários

O curso de Animador Turístico é ideal para indivíduos que trabalham ou que procuram uma carreira dinâmica e envolvente no setor de turismo, especialmente aqueles interessados em proporcionar experiências únicas e memoráveis para os visitantes, no âmbito do alojamento turístico, agentes de animação turística e guias de turismo.

Objetivos

  • Capacitar os participantes com competências técnicas, comportamentais e sociais necessárias para exercer o papel de animador turístico de forma eficaz.
  • Promover o entendimento e a valorização da diversidade cultural, desenvolvendo a capacidade de interagir e envolver diferentes públicos de maneira inclusiva.
  • Integrar princípios de turismo sustentável, incentivando práticas responsáveis e conscientizando sobre a importância da preservação ambiental, cultural e social.
  • Capacitar os participantes a incorporar inovações tecnológicas nas atividades de animação turística, proporcionando experiências modernas e envolventes.
  • Capacitar os participantes com as ferramentas necessárias para construir uma carreira bem-sucedida na animação turística, fornecendo insights sobre oportunidades profissionais e estratégias de marketing pessoal.
  • Compreender a metodologia para a elaboração de programas de animação turística.

Competências a adquirir

  • Conceber programas e projetos de animação turística sustentáveis com base em oferta local;
  • Aplicar as técnicas e metodologias da animação turística na satisfação de clientes;
  • Estabelecer contactos e trabalhar em equipas multidisciplinares, na organização, coordenação e dinamização de programas de animação turística.

Metodologia

Como se trata de um curso online, o conhecimento dos conteúdos assentará sobretudo no estudo de textos preparados pela formadora, que serão proferidos nos dias das intervenções por videoconferência. Haverá cinco atividades práticas (trabalhos), correspondentes a cada módulo por escrito, com prazo de entrega anunciado no programa do curso.

As tutorias da professora serão individuais com os participantes para comentar os trabalhos entregues ou para resolver dúvidas. Haverá também um contacto com todo o grupo (por e-mail) para esclarecimento de dúvidas ou questões gerais que possam surgir. O cronograma do curso indicará os dias da videoconferência com a formadora e a divulgação dos trabalhos com as respetivas datas de entrega dos trabalhos individuais.

Conteúdos

M1. A Animação turística

Animação turística:

  • Relação entre atração turística e animação turística
  • Conceito e objetivos
  • Caraterísticas e motivações

Animação turística como instrumento de valorização dos territórios

  • Público-alvo da animação turística

M2. O Enquadramento legal da atividade de animação turística

  • Atores intermediários no setor da animação turística
  • Agentes de animação turística
  • Processo de licenciamento dos agentes de animação turística
  • Tipos de atividades de animação turística
  • Animação turística no âmbito do turismo de natureza

M3. O Animador turístico

Conceito de animador turístico

  • Gestor da animação e animador turístico

Perfil profissional:

  • Atividades e funções
  • Competências profissionais: técnicas, comportamentais e sociais
  • Ética profissional

Áreas de atuação

Papel do animador turístico na experiência turística

Oportunidades de carreira e Marketing pessoal

M4. Abordagens integradas na animação turística

  • Tendências em animação turística: a sustentabilidade, a inclusão e a comunidade
  • Potencial turístico de um destino e a sua integração na animação turística
    Guia de boas práticas na animação turística

M5. Os Programas de animação turística

  • Planeamento da animação turística
  • Metodologia e fases de elaboração de um programa de animação turística
  • Papel da criatividade nos programas de animação turística

Atividades de avaliação

As atividades são propostas no início de cada módulo.

Atividade 1 – 10%: Relatar uma experiência vivida, em um contexto de animação turística. Para o efeito devem responder a estas questões:

  • Qual? Onde? Quando? Como?
  • Sensações e emoções obtidas

Atividade 2 – 15%: Pesquisar 2 exemplos de Agentes de Animação turística em Portugal:

  • Identificar tipo de agente
  • Identificar tipo(s) de atividade(s) de animação turística que oferecem
  • Descrever as caraterísticas do serviço que oferecem.

Atividade 3 – 15%: Realizar uma autoanálise dos pontos fracos e fortes enquanto animador turístico, tendo como base as competências técnicas, comportamentais e sociais, com o objetivo de identificar as áreas a melhorar.

Atividade 4 – 15%: Efetuar um levantamento de 20 recursos turísticos (15 tangíveis + 5 intangíveis) do destino onde residem/trabalhem, que tenha potencial para integrar em um programa de animação turística.

Trabalho final – 45% (20%+25% – atividade em grupo): Planeamento e execução de uma atividade de animação turística enriquecedora, multicultural, sustentável e inovadora:

  • Planeamento de uma atividade de animação turística, de acordo com a abordagem e metodologia proposta nas aulas, num contexto à escolha (papel de gestor da animação)
  • Dinamização da atividade de animação turística (papel de animador turístico).

Carga horária

Total de horas: 50

Cronograma

Aulas online: 24h (2ª e 6ª das 18h às 20h)

Trabalho autónomo (não presencial): 10 horas (realização de atividades) – a combinar com os formandos

Horas práticas (presencial): 16 horas (sábado e domingo das 09h às 18h) – apresentação de trabalho final – data a definir com os formandos

Local de realização

Aulas presenciais: Centro de Educação Ambiental, Torres Vedras

Emissão de certificado

Para a obtenção do certificado, os formandos devem assistir a toda ação de formação e obter avaliação superior a 50% correspondente a 10 Valores (Escala de 0-20). As faltas terão de ser justificadas de acordo com o exposto no RGAF.

Enquadramento legal

  • Decreto-Lei nº. 186/2015, de 3 de setembro: Regime de acesso e exercício da atividade dos agentes de animação turística;
  • Decreto-Lei n.º 149/2014, de 10 de outubro: Regulamento das Embarcações Utilizadas na Atividade Marítimo-Turística;
  • Portaria n.º 651/2009, de 12 de junho: Código de conduta das empresas de turismo de natureza;
  • Código do Trabalho (Lei nº 93/2019 de 4 de setembro, alterada pela Lei 13/2023 de 3 de abril): regulamenta a obrigatoriedade das empresas em proporcionar a formação adequada aos seus colaboradores para o desenvolvimento das suas funções.

Formadora

Patrícia Reis

Condições de participação

São aceites os candidatos que provem ter o 12º ano completo através do envio de certificado de habilitações no ato da inscrição. Para mais informações consulte o RGAF.

Inscrição

Preço: 210,00€ (inclui manual de formação, certificado de curso e cartão de identificação).

Para se inscrever, solicite a ficha de inscrição para o e-mail: formacao@ctoeste.pt

As inscrições só serão consideradas válidas após a confirmação dos serviços administrativos.

Bibliografia de referência

Almeida, P. & Araújo, S. (2017). Introdução à Gestão da Animação Turística. Lisboa: Lidel.

Cunha, L. & Abrantes, A. (2019). Introdução ao Turismo. 6ª Ed. Lisboa: Lidel.

Chaves, A. e Mesalles, L. (2001). El Animador. Barcelona: Laertes Enseñanza.

Puertas, X. (2004). Animación en el Âmbito Turístico. Madrid: Editorial Sintesis.

Reis & Lavaredas (2014). Gestão de Itinerários. Editora Lidel. Lisboa.

Torres, Z. B. (2004). Animação Turística. São Paulo: Roca.

Turismo de Portugal (2023). Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para Animação Turística. Lisboa: Turismo de Portugal.

Turismo de Portugal (2021). Guia Prático – Acessibilidade na Animação Turística. Lisboa: Turismo de Portugal.